SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Instrumentos específicos para mensurar a qualidade de vida na demência: levantamento, descrição, análise e comparaçãoPreferência emergente por bebidas: uma replicação sistemática de Barnes-Holmes, Keane, Barnes-Holmes e Smeets (2000) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

GUIMARAES, Anderson Fontes Passos. O desafio histórico de "tornar-se um homem homossexual": um exercício de construção de identidades. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 553-567. ISSN 1413-389X.

Este trabalho é o resultado de leituras atentas e sistemáticas, os quais serviram para a fundamentação teórica. O problema que orienta este trabalho está centrado nas contribuições do discurso religioso e do médico-psicológico para a construção das Identidades dos Homens Homossexuais, e, a partir disso, apresentamos a repercussão que estes construtos tem produzido na atualidade. Este tema foi estudado, pois, dessa forma, nos garantiu informações suficientes para tecer o panorama de escritos científicos sobre a temática e tomar conhecimento de quais foram os caminhos trilhados pelos diversos autores para tratar do assunto, além de ter nos fornecido referenciais para contextualizar a nossa pesquisa. Assim, discutimos a importância e os perigos de se buscar afirmar as Identidades Homossexuais, entre tantos vieses, e demonstramos o momento histórico que esta população está vivenciando; por conta disso, e havendo inúmeros discursos sobre a temática, expomos, assim, como esta dinâmica acontece e como precisamos nos posicionar, enquanto psicólogos, para não só resgatarmos a autoestima desta comunidade e lhes proporcionar espaço nesta sociedade, como também para tentarmos saldar o que chamamos de "uma dívida histórica" que a Psicologia possui com este seguimento social.

Palabras clave : Homossexualidade; Heteronormatividade; Psicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License