SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O desafio histórico de "tornar-se um homem homossexual": um exercício de construção de identidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MODENESI, Rafael Diego et al. Preferência emergente por bebidas: uma replicação sistemática de Barnes-Holmes, Keane, Barnes-Holmes e Smeets (2000). Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 569-578. ISSN 1413-389X.

No presente estudo foi realizada uma replicação sistemática de Barnes-Holmes et al. (2000), com adultos e crianças. Foram treinadas as relações condicionais AB e BC com o procedimento MTS. Os estímulos As eram duas palavras com função emotiva (por ex. CÂNCER e FERIADO), Bs eram duas sílabas sem sentido (VEK e ZID) e Cs eram os rótulos X e Y. Após o Treino, duas bebidas comercializadas como produtos de um mesmo sabor, porém de marcas diferentes foram apresentadas cada uma com um rótulo (X e Y). Os participantes deveriam provar as bebidas e escolher a mais "agradável". Em seguida, o mesmo teste foi conduzido, mas com a inversão dos rótulos. Por fim, foi realizado um teste de equivalência (AC e CA). Os resultados indicaram que as respostas de escolher a mais "agradável" entre duas bebidas semelhantes foram controladas apenas pelo sabor das bebidas independentemente da função emotiva dos rótulos.

Palavras-chave : Equivalência de estímulos; Transferência de função; Bebidas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License