SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Procedimento de avaliação em terapia de casais a partir de múltiplos instrumentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ANTONI, Clarissa De  e  KOLLER, Silvia Helena. Uma família fisicamente violenta: uma visão pela teoria bioecológica do desenvolvimento humano. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 17-30. ISSN 1413-389X.

O objetivo deste estudo de caso foi compreender o fenômeno da violência física em uma família pelo viés dos pressupostos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Aspectos sistêmicos foram identificados, quando relacionados às pessoas, aos processos, aos contextos de desenvolvimento e ao tempo (história de vida e rotinas familiares) e aos fatores de risco e de proteção existentes. Os resultados obtidos por meio de entrevistas individuais e em grupo com a família e por depoimentos de profissionais da rede mostraram que as interações eram marcadas por severas agressões corporais e verbais, utilizadas como estratégias de comunicação e como forma de relacionamento entre todos os seus membros. A violência era resultado de diversos fatores, como das características pessoais e do grupo, da rede de apoio escassa e da influência cultural e da mídia. Este estudo de caso revela como profissionais que atuam na prevenção e intervenção com famílias violentas podem identificar aspectos relevantes em uma análise ecológica do fenômeno da violência.

Palavras-chave : Violência Intrafamiliar; Análise Ecológica; Vulnerabilidade e Risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License