SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1A physically violent family: a bioecological theory of human development perspectiveOn the concept of school violence and the search for its definition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini  and  MARTURANO, Edna Maria. Procedimento de avaliação em terapia de casais a partir de múltiplos instrumentos. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 31-44. ISSN 1413-389X.

Os problemas conjugais podem prejudicar o relacionamento entre pais e filhos, favorecendo o surgimento de problemas de comportamento e, também, podem suscitar problemas psicológicos. Diante da carência de estudos que avaliem diversos repertórios comportamentais que se inter-relacionam, o presente trabalho tem por objetivo apresentar resultados de avaliações, a partir de múltiplos instrumentos, de três casais que buscaram atendimento em uma clínica escola. Os resultados indicaram que os participantes apresentavam déficits em comunicação, em resolução de problemas e em expressão de afeto, confirmando achados da literatura. Foram relatados também problemas em outras áreas, os quais influenciavam no relacionamento conjugal. Destaca-se que os filhos apresentavam indicativos de problemas de comportamento. Discute-se a relevância de colher dados a partir de diferentes instrumentos e a necessidade de programas de intervenção considerarem as dificuldades individuais, além de estabelecerem objetivos próprios para cada pessoa que busca por atendimento.

Keywords : Terapia de Casais; Habilidades Sociais; Problemas de Comportamento; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License