SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Uma família fisicamente violenta: uma visão pela teoria bioecológica do desenvolvimento humanoReflexões sobre o conceito de violência escolar e a busca por uma definição abrangente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini  e  MARTURANO, Edna Maria. Procedimento de avaliação em terapia de casais a partir de múltiplos instrumentos. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 31-44. ISSN 1413-389X.

Os problemas conjugais podem prejudicar o relacionamento entre pais e filhos, favorecendo o surgimento de problemas de comportamento e, também, podem suscitar problemas psicológicos. Diante da carência de estudos que avaliem diversos repertórios comportamentais que se inter-relacionam, o presente trabalho tem por objetivo apresentar resultados de avaliações, a partir de múltiplos instrumentos, de três casais que buscaram atendimento em uma clínica escola. Os resultados indicaram que os participantes apresentavam déficits em comunicação, em resolução de problemas e em expressão de afeto, confirmando achados da literatura. Foram relatados também problemas em outras áreas, os quais influenciavam no relacionamento conjugal. Destaca-se que os filhos apresentavam indicativos de problemas de comportamento. Discute-se a relevância de colher dados a partir de diferentes instrumentos e a necessidade de programas de intervenção considerarem as dificuldades individuais, além de estabelecerem objetivos próprios para cada pessoa que busca por atendimento.

Palavras-chave : Terapia de Casais; Habilidades Sociais; Problemas de Comportamento; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License