SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1On the concept of school violence and the search for its definitionChild neglect: a comparative study of socioeconomic level, parental stress and social support author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

LUIZZI, Luciana  and  ROSE, Tânia Maria Santana de. Intervenções para a prevenção e redução de comportamentos agressivos e a formação de professores. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 57-69. ISSN 1413-389X.

O estudo visou delinear metas norteadoras e habilidades a serem desenvolvidas na formação de professores do Ensino Fundamental, tendo em vista a prevenção de comportamentos agressivos, com base no alcance dos seguintes objetivos: analisar subsídios derivados de estudos sobre intervenções cujos resultados se mostram positivos no sentido de contribuírem para a redução da agressividade entre alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; propor possibilidades de atuação dos professores e das habilidades requeridas. A análise envolveu a identificação das características relativas às modalidades de prevenção, os objetivos, o referencial teórico, estratégias e o impacto de cinco intervenções efetivas. Os resultados indicaram a importância de os professores estarem capacitados para conduzir intervenções universais e seletivas, com finalidades de prevenções primária e secundária, focalizadas no fortalecimento da competência social dos alunos, habilidades de resolução de problemas interpessoais, de manejo das emoções e autocontrole.

Keywords : Violência na Escola; Problemas de Comportamento; Formação de Professores; Habilidades Sociais; Manejo do Comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License