SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Interventions for preventing and reducing aggressive behavior as part of teacher trainingSexual violence against children and adolescents: data from a reference service author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

BAZON, Marina Rezende; MELLO, Ida Leyda Martínez Avila de; BERGAMO, Lílian Paula D  and  FALEIROS, Juliana Martins. Negligência infantil: estudo comparativo do nível socioecônomico, estresse parental e apoio social. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 71-84. ISSN 1413-389X.

Apesar de a negligência ser uma das modalidades de maus-tratos mais prevalentes, ela é a menos investigada. O presente trabalho pretende contribuir para uma melhor caracterização e compreensão desse fenômeno, estudando cuidadores notificados por negligência ao sistema de proteção (n = 30), comparando-os a outros, pareados em variáveis sociodemográficas, porém sem histórico de maus-tratos (n = 30). Os participantes responderam a um questionário de caracterização sociodemográfica e econômica e a um concernente à rede e ao apoio social percebido, bem como a uma escala de estresse parental. Os dados foram comparados estatisticamente e indicaram que os cuidadores notificados se distinguiam no sentido de viverem em condições materiais mais adversas, de sentirem mais estresse associado ao papel parental. Isso ocorre devido a uma percepção negativa de si enquanto cuidador, e de se perceberem menos apoiados socialmente, sobretudo pela família extensa, no plano de necessidades subjetivas. Em conjunto, essas características parecem concorrer para o incremento do risco de negligência.

Keywords : Violência Doméstica; Maus-Tratos Infantis; Negligência; Estresse; Apoio Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License