SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Abuso sexual contra a criança e o adolescente: reflexões interdisciplinaresMelhorando a convivência em sala de aula: responsabilidades compartilhadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

OLIVEIRA, Maristhela Bergamim de  e  ROSA, Edinete Maria. Juventude, violência e alteridade. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 113-121. ISSN 1413-389X.

A preocupação com a violência e suas várias manifestações contemporâneas envolvendo a população jovem do nosso país, desafia-nos à construção deste artigo, histórico e teórico/conceitual, que objetiva lançar luz sobre o fenômeno "Juventude e Violência". Apoiados principalmente em autores como Castel, Chauí, Ianni e Wieviorka buscamos ampliar o entendimento do fenômeno da violência analisando suas raízes ancoradas na sociedade capitalista e nas transformações decorrentes da globalização, que apresentam uma nova forma de sociabilidade pautada no individualismo. Por fim, ressalta-se que a superação do esvaziamento simbólico ordenador da sociedade atual está em repensar as relações de alteridade a partir do que se acredita ser um retorno à utopia.

Palavras-chave : Juventude; Violência; Alteridade; Sociabilidade; Utopia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License