SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Juventude, violência e alteridadeO atendimento a vítimas de violência e seus impactos na vida de profissionais da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BORGES, Dâmaris Simon Camelo  e  MARTURANO, Edna Maria. Melhorando a convivência em sala de aula: responsabilidades compartilhadas. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 123-136. ISSN 1413-389X.

Incidentes de agressão física e verbal ocorrem cotidianamente nas escolas. Neste artigo, descrevem-se a elaboração e a aplicação de um programa para melhorar a convivência na escola. O programa fundamentou-se em uma perspectiva de desenvolvimento das bases cognitivas e afetivas do comportamento moral. Uma intervenção incluindo ensino de habilidades de solução de problemas interpessoais, iniciação aos valores humanos e autocontrole emocional foi conduzida pela professora em uma classe de 1ª série com 30 alunos. Antes e depois da intervenção foram avaliados o desempenho pró-social, a percepção de estressores e o comportamento em sala de aula. Conflitos foram registrados em um diário de campo. Os resultados mostraram redução nos conflitos e aumento no indicador pró-social. Comparadas a alunos que não passaram pela intervenção, as crianças apresentaram melhor desempenho pró-social e menor suscetibilidade a estressores. O programa contribuiu para melhorar os relacionamentos entre as crianças. O estudo oferece subsídios para medidas de prevenção da agressão na escola.

Palavras-chave : Comportamento na Sala de Aula; Educação Afetiva; Comportamento Pró-Social; Ensino Fundamental; Socialização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License