SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Melhorando a convivência em sala de aula: responsabilidades compartilhadasExploração sexual comercial de crianças e adolescentes: um ensaio conceitual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

PENSO, Maria Aparecida et al. O atendimento a vítimas de violência e seus impactos na vida de profissionais da saúde. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 137-152. ISSN 1413-389X.

Produto de pesquisa qualitativa, cujo objetivo é compreender os impactos nas vidas pessoais de funcionárias públicas que dispensam atenção biopsicossocial a crianças, adolescentes e mulheres em situação de violência, esta reflexão adentra o seu universo conjugal-familiar. Grande parte desses profissionais é formada por mulheres, pois o papel de cuidador lhes está imputado em razão de antigas questões de gênero. Os dados coletados por meio de grupos operativos foram analisados à luz da Epistemologia Qualitativa. Os resultados indicaram forte identificação dessas profissionais com as vítimas, oriundas dos simbolismos culturais e valores em relação à construção do feminino e ao "ser mulher" na sociedade. Ressalta-se que tal fator também repercute no tipo de acolhimento das usuárias, uma vez que as profissionais, apesar de saberem que precisam ter um olhar diferenciado para exercer suas atividades de modo eficiente e buscarem estratégias de enfrentamento, concomitantemente sentem-se mobilizadas pelos relatos e pelos corpos agredidos, bem como pelo adoecimento oriundo desse ofício.

Palabras clave : Trabalhadoras em Saúde; Violência; Estratégias de Enfrentamento; Vida Conjugal-Familiar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License