SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Exploração sexual comercial de crianças e adolescentes: um ensaio conceitualHistórias de vida e representações sociais de violência por professores de escolas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DOBKE, Veleda Maria; SANTOS, Samara Silva dos  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Abuso sexual intrafamiliar: da notificação ao depoimento no contexto processual-penal. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 167-176. ISSN 1413-389X.

Este trabalho teve como objetivo investigar o abuso sexual intrafamiliar no contexto da justiça, da notificação ao depoimento no processo penal. Para isso, foi realizado um estudo de caso, observando como uma adolescente vítima de abuso sexual intrafamiliar e sua mãe perceberam o caminho percorrido no contexto processual-penal. Através da análise das entrevistas foi possível verificar que o tempo transcorrido da notificação até o depoimento judicial e a falta de proteção às vítimas, pode gerar sofrimento e frustração às mesmas. Também foi observado que os procedimentos de proteção integral à criança, conforme previsto pelo ECA, não são seguidos durante o processo-penal, tornando-se um desafio para os profissionais que trabalham nesta área. Destaca-se a necessidade de um maior conhecimento da dinâmica do abuso sexual intrafamiliar para uma atuação ministerial e judicial adequada e a tomada de providências ligadas ao sistema de justiça para proteger as vítimas e suas mães.

Palavras-chave : Abuso Sexual Intrafamiliar; Notificação; Contexto Processual-Penal; Depoimento Judicial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License