SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Abuso sexual intrafamiliar: da notificação ao depoimento no contexto processual-penalRepresentação social de adolescentes sobre violência e suas práticas preventivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PAULA, Alexandre da Silva de  e  KODATO, Sérgio. Histórias de vida e representações sociais de violência por professores de escolas públicas. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 177-189. ISSN 1413-389X.

A violência escolar é um fenômeno complexo e preocupante. Os professores, muitas vezes, sentem-se incapazes de mediar os conflitos diários, as agressões ou episódios de indisciplina, o que afeta o processo pedagógico. Este estudo versa sobre as representações sociais de violência por professores de uma escola pública de ensino fundamental e médio. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com oito sujeitos. As entrevistas foram organizadas em categorias temáticas segundo a análise de conteúdo. Os resultados apontam distintas interpretações sobre a gênese da violência nas escolas, porém, a retórica dos participantes não se ancora no conhecimento científico. Emergiram dimensões polissêmicas nos discursos, com destaque para o reducionismo psicológico e os sentidos educativo-familiar e fatalista.

Palavras-chave : Violência Escolar; Representações Sociais; Escolas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License