SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Histórias de vida e representações sociais de violência por professores de escolas públicasAtribuição de causalidade e reações de mulheres que passaram por episódios de violência conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SANTOS, Maria de Fátima de Souza; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; MOTA, Vivian Lemos  e  MEDEIROS, Izabella. Representação social de adolescentes sobre violência e suas práticas preventivas. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 191-203. ISSN 1413-389X.

Este artigo analisa as representações sociais de violência entre adolescentes de diferentes segmentos sociais e as práticas preventivas por eles utilizadas. Foram entrevistados 109 adolescentes de ambos os sexos, estudantes do Ensino Médio, dos quais 53 estudavam em escolas particulares de nível socioeconômico médio e alto e 56 em escolas públicas. As entrevistas foram analisadas com o auxílio do software ALCESTE, obtendo-se quatro classes de palavras que reúnem os discursos dos jovens sobre o sentido dado à violência e suas estratégias de prevenção. Não se constatou diferenças expressivas entre os dois grupos de adolescentes quanto à concepção de violência. Entendida como criminalidade que ocorre no espaço público, os adolescentes explicitaram como estratégias de enfrentamento da violência o afastamento de grupos, locais e horários supostamente ameaçadores.

Palavras-chave : Representação Social; Violência; Adolescentes; Práticas Preventivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License