SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Abuso, negligência e parricídio: um estudo de casoVoz da poesia, vozes do poeta: um jovem em conflito com a lei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

RISTUM, Marilena. A violência doméstica contra crianças e as implicações da escola: school implications. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 231-242. ISSN 1413-389X.

Este artigo faz uma incursão pelas principais questões conceituais referentes à violência doméstica contra a criança, mostrando que, embora haja certa concordância em termos dos rótulos que especificam as diferentes modalidades dessa violência, as ações sob os rótulos dão margem a diferentes interpretações. São abordados os danos da violência doméstica relatados na literatura e que se constituem em importantes indícios que permitiriam, aos profissionais da escola, identificar as violências de que seus alunos são vítimas no âmbito doméstico. Os direitos da criança são colocados em evidência, ressaltando a distância entre os preceitos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a atuação da escola. Finaliza-se defendendo a necessidade de que a escola assuma um papel mais efetivo na defesa dos direitos da criança, construindo estratégias eficazes de enfrentamento da violência doméstica.

Palavras-chave : Violência Doméstica Contra Crianças; Sinais/Indícios de Violência; Papel da Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License