SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A violência doméstica contra crianças e as implicações da escola: school implications índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CHAVES, Roberta Arueira  e  RABINOVICH, Elaine Pedreira. Voz da poesia, vozes do poeta: um jovem em conflito com a lei. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 243-254. ISSN 1413-389X.

Este artigo é baseado em pesquisa realizada sobre a história de vida de um adolescente em conflito com a lei, que cometeu suicídio em 2006, e cuja memória foi suscitada por meio de entrevistas, poemas e cartas deixados pelo jovem. O texto desenvolve uma análise teórica interconectada à análise dos poemas escritos no período em que ele cumpriu medida socioeducativa na Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), em Salvador, Bahia, até o momento de sua morte, poucos meses após ser libertado. O presente artigo tem por objetivo compreender, com base no conteúdo identificado nos poemas, aspectos como: poesia, identidade, amor, ato infracional e reconhecimento do outro. Os poemas põem em evidência a força da temática amorosa e a desilusão do jovem em sua trajetória pessoal e em sua relação com a sociedade. O estudo conclui apontando dois aspectos: a responsabilidade mútua e complexa do próprio adolescente e da sociedade marcada por estigmas e intolerância na produção do ato infracional, e a importância de pesquisas sobre história de vida para a compreensão de sujeitos submetidos a processos de exclusão.

Palavras-chave : Jovem em Conflito com a Lei; Poemas; Amor; Identidade; Alteridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License