SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Sensibilidade, felicidade e culturaDor em neonatos e crianças: avaliação e intervenções não farmacológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BARROS, Luísa. A dor pediátrica associada a procedimentos médicos: contributos da psicologia pediátrica. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 295-306. ISSN 1413-389X.

A dor associada a procedimentos é uma experiência de sofrimento frequente na infância, mas tem sido tradicionalmente subavaliada e subtratada. A não utilização de estratégias eficazes para controle da dor durante os procedimentos invasivos, mesmo os mais simples como as vacinas, expõe a criança a sofrimento desnecessário e consequências significativas. Neste artigo, pretendemos apresentar e sistematizar os avanços mais significativos do campo da psicologia pediátrica que contribuem para uma melhor avaliação e controle da dor pediátrica associada a procedimentos. Partindo da apresentação do Modelo Bio-Comportamental de Varni (1995) e do Modelo Interactivo para o Distress Agudo de Blount (Blount et al., 1989), são apresentadas as principais estratégias de avaliação e de intervenção para controle da dor associada a procedimentos. Termina-se com uma reflexão sobre a necessidade de preparar os profissionais e os familiares acompanhantes e de seleccionar as metodologias mais adequadas a cada situação.

Palavras-chave : Dor associada a procedimentos; Crianças; Avaliação; Estratégias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License