SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A dor pediátrica associada a procedimentos médicos: contributos da psicologia pediátricaComportamento de dor: análise funcional e alguns dados experimentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LINHARES, Maria Beatriz Martins  e  DOCA, Fernanda Nascimento Pereira. Dor em neonatos e crianças: avaliação e intervenções não farmacológicas. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 307-325. ISSN 1413-389X.

A dor é um fenômeno multidimensional influenciado por fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais. A dor é uma experiência subjetiva, mas pode ser mensurada por meio de auto/heterorrelato e sinais objetivos de alteração fisiológica e comportamental. Evidências científicas revelam a existência de instrumentos validados para avaliação da dor em crianças, em diferentes etapas do desenvolvimento e contextos clínicos. A avaliação sistemática da dor é fundamental para subsidiar o adequado manejo farmacológico e não farmacológico. Diversas intervenções não farmacológicas mostram-se eficazes para o alívio da dor, como exemplo: soluções adocicadas (sacarose e glicose) e contato pele a pele para neonatos, e intervenções cognitivas e comportamentais (distração e relaxamento), para crianças. Entretanto, pesquisas no âmbito institucional mostram falhas na transferência dos conhecimentos científicos sobre avaliação e manejo de dor para a prática clínica. O desafio futuro consiste no desenvolvimento de políticas institucionais sobre dor para a melhora da prática interdisciplinar profissional em saúde.

Palavras-chave : Dor; Avaliação; Manejo; Crianças; Recém-nascido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License