SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Comportamento de dor: análise funcional e alguns dados experimentaisDor em oncologia: intervenções complementares e alternativas ao tratamento medicamentoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SILVA, Daiane Soares; ROCHA, Eliana Porto  e  VANDENBERGHE, Luc. Tratamento psicológico em grupo para dor crônica. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 335-343. ISSN 1413-389X.

O objetivo deste trabalho é identificar algumas dimensões de conteúdo numa terapia em grupo para dor crônica. Participaram do estudo 15 mulheres com idade entre 30 e 58 anos. Três grupos foram formados e foi aplicado um protocolo de 12 sessões de cunho misto, psicoeducativo e psicoterápico. As sessões foram gravadas, transcritas e submetidas a uma análise de acordo com os preceitos da grounded theory, a fim de identificar os conteúdos do processo terapêutico. Surgiram quatro categorias: Convivência com a dor; Problemas do cotidiano; Relacionamento com os terapeutas e Interação ao vivo entre participantes. Em cada uma dessas quatro dimensões, é possível descrever uma busca das participantes de ajustar suas formas de lidar com suas emoções, com seu passado, com relacionamentos interpessoais e consigo. As quatro categorias sustentam uma proposta de terapia em grupo que não só ensina lidar com dor, mas aborda uma variedade de aspectos pessoais e sociais que influenciam a dor crônica.

Palavras-chave : Psicoterapia de grupo; Dor crônica; Manejo da dor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License