SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Tratamento psicológico em grupo para dor crônicaAnálise funcional da dor na síndrome do intestino irritável índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GRANER, Karen Mendes; COSTA JUNIOR, Aderson Luiz  e  ROLIM, Gustavo Sattolo. Dor em oncologia: intervenções complementares e alternativas ao tratamento medicamentoso. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 345-355. ISSN 1413-389X.

A Organização Mundial da Saúde [OMS] considera a dor associada às neoplasias uma emergência médica mundial. Em oncologia, constitui uma das queixas mais frequentes dos pacientes e uma variável peculiar que requer tratamento adequado. Isso se torna ainda mais relevante na medida em que essa população experiencia impacto emocional adverso e desconfortos desde os exames diagnósticos até os procedimentos terapêuticos convencionais. Além dos tratamentos farmacológicos utilizados para o manejo da dor, como os opioides, terapias complementares e alternativas são indicadas por profissionais de saúde e buscadas pelos pacientes. Para isso, há técnicas físicas, mecânicas e cognitivas, referidas pela OMS e reconhecidas pela literatura. A Psicologia contribui com uma ampla variabilidade de técnicas, como relaxamento, visualização, distração dirigida, biofeedback, respiração profunda, grupos educativos, modelação, sistemas de recompensas (reforço positivo) e ensaio de comportamentos. Intervenções complementares e alternativas ao tratamento medicamentoso visam reduzir o sofrimento relacionado e/ou acentuado pela dor, e promover a qualidade de vida nas diferentes fases do tratamento clínico usual. No entanto, são necessários mais estudos sistemáticos, com grupos controle, que comprovem a eficácia das técnicas sobre o controle da dor e identifiquem eventuais formas de manejo alternativo ou complementar ao tratamento medicamentoso.

Palavras-chave : Manejo da dor; Oncologia; Tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License