SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Dor em oncologia: intervenções complementares e alternativas ao tratamento medicamentosoExperiência de dor e variáveis psicossociais: o estado da arte no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GIMENES, Lincoln da Silva  e  BOHM, Carlos Henrique. Análise funcional da dor na síndrome do intestino irritável. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 357-366. ISSN 1413-389X.

A dor ou desconforto abdominal são sintomas recorrentes na Síndrome do Intestino Irritável e um dos sintomas utilizados para o seu diagnóstico. O presente texto caracteriza essa síndrome destacando aspectos relacionados com o sintoma da dor e apresenta algumas formas de intervenção utilizadas para o seu controle. São apresentados, também, um conjunto de variáveis associadas aos sintomas da SII e um estudo de caso exemplificando o uso de análise funcional para identificar essas variáveis. A dor, apesar de ser utilizada topograficamente como critério sintomático, requer uma análise funcional cuidadosa para sua compreensão e, consequentemente, não deve ser tratada com intervenções tópicas, mas com intervenções sistêmicas, que dirigem o foco para as matrizes de variáveis das quais essa dor resulta.

Palavras-chave : Dor; Síndrome do Intestino Irritável; Análise Funcional; Análise do Comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License