SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Análise funcional da dor na síndrome do intestino irritávelMensuração da dor rememorada em crianças de escola: diferenças segundo a idade e o gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ALMEIDA, Fabrício Fernandes; COSTA JUNIOR, Áderson Luiz; DOCA, Fernanda do Nascimento Pereira  e  TURRA, Virgínia. Experiência de dor e variáveis psicossociais: o estado da arte no Brasil. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 367-376. ISSN 1413-389X.

A dor é definida como uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a um dano tissular real ou potencial ou descrita em termos de tal dano. Neste contexto, são considerados não apenas os componentes físicos e químicos envolvidos, mas, também, aspectos subjetivos e psicológicos são cruciais à compreensão da queixa dolorosa. Assim, o objetivo deste estudo foi o de identificar estudos psicológicos brasileiros sobre dor e as principais variáveis que são analisadas. Utilizou-se o método padronizado por Doca (2009), que prioriza a avaliação de periódicos avaliados pela CAPES que receberam a avaliação QUALIS A. Foram analisados 14 artigos, provenientes de 32 periódicos brasileiros, bem como artigos publicados na Revista Dor. Observou-se que a Psicologia brasileira não tem ocupado seu espaço nesse campo e que, em discordância com a necessidade apontada pela literatura da área, os artigos identificados neste artigo analisam um pequeno número de variáveis psicossociais de relevância para o estudo da dor.

Palavras-chave : Dor; Psicologia; CAPES.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License