SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Experiência de dor e variáveis psicossociais: o estado da arte no BrasilReflexões sobre o sofrimento humano e a análise clínica comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CHARRY, Claudia L. E  e  SILVA, José Aparecido Da. Mensuração da dor rememorada em crianças de escola: diferenças segundo a idade e o gênero. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 377-384. ISSN 1413-389X.

Este estudo pretendeu identificar as possíveis diferenças na mensuração da dor rememorada em crianças em idade escolar, considerando como variáveis o gênero e a idade. Participaram desta pesquisa 91 crianças, com idades entre 6 e 10 anos, matriculadas em duas escolas de Ribeirão Preto (SP). As crianças avaliaram a intensidade de uma experiência dolorosa recente utilizando duas escalas, Faces Pain Scale - Revised (FPS-R) e Coloured Analogue Scale (CAS). As análises realizadas mostraram pequenas diferenças entre meninas e meninos. As comparações entre o grupo de crianças de 6 a 7 anos e o grupo de 8 a 10 anos não revelaram diferenças significativas. Futuras pesquisas devem abordar fatores como o intervalo de tempo, entre a ocorrência da dor e sua avaliação, e a frequência da experiência rememorada.

Palavras-chave : Dor rememorada; Crianças; Diferenças; Gênero; Idade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License