SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Mensuração da dor rememorada em crianças de escola: diferenças segundo a idade e o gêneroFibromialgia e estresse: explorando relações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CONTE, Fátima Cristina de Souza. Reflexões sobre o sofrimento humano e a análise clínica comportamental. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 385-398. ISSN 1413-389X.

O sofrimento, presente ou potencial, é o que motiva as pessoas a buscarem psicoterapia. Skinner (1974/1993) já afirmava que a Análise do Comportamento era capaz de contribuir com a intervenção científica frente ao sofrimento humano. Hoje ela conta com conhecimentos mais amplos, principalmente sobre o comportamento verbal e a linguagem, que permitem aos clínicos procederem a análises mais complexas das peculiaridades, especificidades e do processo de desenvolvimento do sofrimento que cada indivíduo apresenta. Esses conhecimentos também dão suporte à estruturação de estratégias terapêuticas de avanço, destinadas ao seu enfrentamento. Com base na premissa de que o sofrimento humano é um fenômeno complexo, essencialmente verbal e, portanto, único para a espécie humana, o presente estudo propõe-se a discorrer sobre seu processo de desenvolvimento, apresentando aporte teórico e estabelecendo relações entre este desenvolvimento e o sofrimento imbricado nos problemas que os indivíduos trazem para a clínica. A partir disso, descrevem-se rapidamente duas propostas terapêuticas behavioristas radicais - ACT e FAP - estruturadas sobre os mesmos pilares teóricos e que representam avanços relevantes na Terapia Comportamental. Pretende-se, assim, dar uma amostra do conhecimento produzido e da ampliação qualitativa de recursos que se dá com a sua extensão à análise clínica comportamental.

Palavras-chave : Sofrimento humano; Análise clínica comportamental; Terapia comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License