SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Reflexões sobre o sofrimento humano e a análise clínica comportamentalSíndrome da fadiga crônica: a perspectiva analítico-comportamental de um caso clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

REIS, Maria de Jesus Dutra dos  e  RABELO, Laura Zamot. Fibromialgia e estresse: explorando relações. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 399-414. ISSN 1413-389X.

O presente estudo teve como objetivo descrever possíveis correlações entre estresse, transtornos físicos e/ou mentais e diferentes formas de vitimização em pacientes com fibromialgia (FM). Foram examinados 16 prontuários de pacientes que recebiam tratamento por fisioterapeuta e psicólogo. Os prontuários incluíam os resultados de avaliações em Psicologia e Fisioterapia, indicadores de saúde geral, de nível socioeconômico e registros, em áudio e vídeo, de sessões em psicoterapia. Adicionalmente, foram analisados os escores em inventários de estresse, ansiedade e depressão, obtidos no início do tratamento. As sessões de psicoterapia foram examinadas e os relatos de eventos vitimizadores ao longo da vida foram organizados em cinco categorias: negligência e abuso emocional, abuso físico, assédio e abuso sexual. As pacientes eram 16 mulheres, com idade variando entre 22 e 73 anos. Todas apresentaram indicadores de estresse. Correlações significativas foram estabelecidas entre tender points, estresse e ansiedade. No relato dos pacientes, Negligência e abuso emocional foram as categorias predominantes, tanto na infância, quanto na vida adulta. Categorias de vitimização na infância foram positivamente relacionadas à ansiedade, depressão e tender points. Vitimização na infância e trabalho infantil foram correlacionados a um maior número de doenças na vida adulta, enquanto abuso físico foi positivamente associado a doenças musculoesqueléticas. Uma proposta tenta integrar as diversas correlações observadas de uma perspectiva analítico-comportamental.

Palavras-chave : Fibromialgia; Estresse; Ansiedade; Depressão; Vitimização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License