SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Fibromialgia e estresse: explorando relações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

WIELENSKA, Regina Christina  e  BANACO, Roberto Alves. Síndrome da fadiga crônica: a perspectiva analítico-comportamental de um caso clínico. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 415-424. ISSN 1413-389X.

A literatura acerca do tratamento da síndrome da fadiga crônica (SFC) recomenda a psicoeducação de pacientes e suas famílias como poderoso recurso para combater a discriminação de portadores e a piora dos sintomas como dor e fadiga. Terapias nas abordagens cognitiva e comportamental visam promover a atividade física regular de moderada intensidade, identificar e intervir sobre estressores psicológicos e aceitação da SFC como uma condição médica que propicia oportunidades para uma vida significativa e satisfatória. Será relatado e discutido o breve tratamento analítico-comportamental de uma mulher de trinta anos acometida por SFC. A discussão enfatizará o efeito diferencial de dois contextos de vida da paciente sobre a ocorrência de comportamentos respondentes e operantes relacionados à dor, recolhimento social e incapacitação ocupacional ou à ativação comportamental, interação social e bem-estar.

Palavras-chave : Síndrome da fadiga crônica; Terapia cognitivo-comportamental; Terapia analítico-comportamental; Psicoeducação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License