SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Câncer de mama: consequências da mastectomia na produtividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

RACHLIN, Howard. Dor e comportamento. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 429-447. ISSN 1413-389X.

Parece que existem dois tipos de dor: a dor "sensorial" fundamental, cuja intensidade é função direta da intensidade de vários estímulos produtores de dor; e a dor "psicológica", cuja intensidade é altamente modificável por fatores como hipnose, placebos e o contexto sociocultural no qual o estímulo ocorre. As teorias da dor - fisiológica, cognitiva e comportamental - têm visões específicas sobre a natureza dos dois tipos de dor. De acordo com as teorias fisiológica e cognitiva, a dor "psicológica" e a dor "sensorial" são processos internos, sendo que a primeira influencia a última da mesma maneira como os processos centrais influenciam os processos periféricos. De acordo com a teoria comportamental, a dor "sensorial" é um reflexo (um respondente), enquanto que a dor "psicológica" é um ato instrumental (um operante). A teoria comportamental postula que nenhum tipo de dor é um processo interno - ambas as dores são comportamentos explícitos. Embora ambas as teorias - fisiológica e cognitiva - concordem com o senso comum de que a dor é interna, elas divergem das percepções do senso comum em outros aspectos. Essas teorias não são melhores do que a teoria comportamental, quanto à explicação da experiência subjetiva de dor. Elas não têm gerado tratamentos para a dor que sejam superiores àqueles gerados pela teoria comportamental. Não existe fundamento para a frequente crítica dos filósofos antibehavioristas e de outros psicólogos de que o behaviorismo, porque não pode explicar a dor, é menos capaz de explicar os fenômenos internos do que a fisiologia ou a cognição.

Palavras-chave : Psicologia comportamental; Psicologia cognitiva; Eventos mentais; Psicologia operante; Dor; Psicologia fisiológica; Psicofísica.

        · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License