SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Dor e comportamentoA experiência da vinculação e o acolhimento familiar: reflexões, mitos e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

RITA DE CASSIA, Gandini. Câncer de mama: consequências da mastectomia na produtividade. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 449-456. ISSN 1413-389X.

Este estudo verificou, através da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada - EDAO e sua redefinição EDAO/R, a adequação dos setores da Produtividade - Pr e Pr/R e do Orgânico - Or, identificou os Fatores e Micro-Fatores positivos e negativos dos referidos setores e comparou os resultados intra e intergrupos. Foram selecionadas 30 participantes, que constituíram três grupos conforme o tempo da mastectomia por câncer de mama: três meses, grupo 1 (G1, N = 10), um ano, grupo 2 (G2, N = 11) e dois anos, grupo 3 (G3, N = 9). Os resultados mostraram diferenças significantes na Produtividade - Pr e Pr/R, sendo G3 maior que G1; correlações positivas entre valores da Produtividade e do Orgânico em G1; Fatores da Produtividade, sendo Fator Positivo maior que Fator negativo em G1, G2 e G3; Fatores Orgânicos, sendo Fator negativo maior que Fator positivo em G1, e Micro-Fatores Orgânicos, sendo Micro-Fatores positivo maior que Micro-Fatores negativo em G2.

Palavras-chave : Câncer de mama; Mastectomizadas; EDAO; Trabalho; Produtividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License