SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A experiência da vinculação e o acolhimento familiar: reflexões, mitos e desafiosInfluência social na solução de problemas: uma revisão a partir da psicologia comparada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BUNCHAFT, Guenia  e  KRUGER, Helmuth. Credulidade e efeito Barnum ou Forer. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 469-479. ISSN 1413-389X.

O Efeito Barnum ou Forer é objeto de estudo teórico e pesquisa empírica na psicologia. Trata-se de uma manifestação particular de credulidade. Consiste na aceitação pelas pessoas de descrições de personalidade fictícias como exatas e verdadeiras. O Efeito Barnum está relacionado ao problema da distinção entre ciência e pseudociência, bem como aos processos de validação científica de instrumentos de avaliação de personalidade. Por esta razão, vários autores empreenderam diferentes pesquisas, cujas variáveis independentes eram descrições de personalidade baseadas em afirmativas vagas, genéricas e ambíguas, a exemplo de horóscopos. Foi experimentalmente constatado que tais descrições, a despeito de sua imprecisão, encontraram aceitação junto a muitos participantes de pesquisas que foram conduzidas com este objetivo. Os resultados dessas pesquisas suscitam tanto problemas teóricos, como é o caso da distinção entre ciência e pseudociência, quanto questões de natureza prática, aplicáveis à experiência de profissionais da saúde de modo geral, notadamente na de psicólogos e psiquiatras. A implementação de processos educativos e psicossociais visando à prevenção e ao controle da credulidade estão relacionados ao desenvolvimento do pensamento crítico.

Palavras-chave : Credulidade; Efeito Barnum; Validação pessoal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License