SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Credulidade e efeito Barnum ou ForerAlgumas considerações sobre o "pequeno Albert" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

RESENDE, Briseida Dogo. Influência social na solução de problemas: uma revisão a partir da psicologia comparada. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 481-490. ISSN 1413-389X.

Resolução de tarefas e aprendizagem social são temas recorrentes na psicologia e são tratados por diferentes perspectivas teóricas. Neste artigo, o assunto é revisto a partir da perspectiva etológica, salientando a abordagem da Percepção/Ação. São discutidos aspectos relacionados à influência social na aprendizagem, citando as contribuições da Teoria da Mente, da Etologia e da descoberta dos neurônios-espelho para o estudo da aprendizagem social. Será também apresentado um exemplo da aplicação da perspectiva da Percepção/Ação no estudo da ontogenia de um comportamento motor em pesquisa comparada. Concluímos que a combinação das recentes descobertas nas diferentes áreas do conhecimento apresentadas deve trazer profundas contribuições para a compreensão da influência social na resolução de problemas.

Palavras-chave : Aprendizagem; Influência social; Percepção e ação; Resolução de problemas; Psicologia comparada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License