SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Influência social na solução de problemas: uma revisão a partir da psicologia comparadaAvaliação da parentalidade no quadro da proteção à infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BISACCIONI, Paola  e  CARVALHO NETO, Marcus Bentes de. Algumas considerações sobre o "pequeno Albert". Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 491-498. ISSN 1413-389X.

O artigo de Watson e Rayner (1920), conhecido como o caso do "Pequeno Albert", é considerado um clássico na história da psicologia. Em tese, seria uma das primeiras e mais vigorosas demonstrações de como o medo poderia ser aprendido através de condicionamento pavloviano. Dele, teriam sido derivadas algumas técnicas de contracondicionamento utilizadas até hoje de modo eficaz no enfrentamento de fobias. Contudo, é possível identificar um descompasso entre o modo como tal pesquisa é apresentada na literatura (uma referência de rigor experimental e criatividade interpretativa) e o próprio artigo examinado no original (rico em problemas metodológicos e inconsistências teóricas). O objetivo do presente ensaio é apresentar e avaliar criticamente o referido artigo clássico, identificando suas virtudes e limitações. São discutidos alguns problemas de procedimento e de interpretação como: o uso de punição positiva, além do programado pareamento entre estímulos, e a ausência de dados consistentes, atestando a aquisição de medo generalizado. As falhas metodológicas também se confirmaram nas tentativas malsucedidas de replicar o experimento nas décadas de 1920 e 1930. Discutem-se a possível origem dos problemas, os equívocos potenciados e cristalizados pela literatura secundária e as contribuições reais do estudo.

Palavras-chave : Watson; Pequeno Albert; Condicionamento; Medo; Behaviorismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License