SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Algumas considerações sobre o "pequeno Albert" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PEREIRA, Dora  e  ALARCAO, Madalena. Avaliação da parentalidade no quadro da proteção à infância. Temas psicol. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 499-513. ISSN 1413-389X.

A avaliação da parentalidade constitui uma tarefa crucial no quadro da proteção à infância. Dela dependerão, em grande parte, as decisões legais e as intervenções psicossociais subsequentes. Em Portugal, ainda não dispomos de parâmetros orientadores, permanecendo ao critério de cada serviço ou de cada técnico a escolha dos mais adequados. A partir da análise de 11 modelos de avaliação da parentalidade, verificamos que é consensual abordar três áreas chave - criança, pais, contexto - e que tende a generalizar-se a inclusão de parâmetros respeitantes às capacidades parentais, bem como a ponderação da implicação emocional do técnico no processo de avaliação. Estes referenciais e o conceito de "parentalidade minimamente adequada" são apontados como vetores de investigação futura no contexto nacional.

Palavras-chave : Competências parentais; Capacidade parental; Parentalidade minimamente adequada; Avaliação; Proteção à infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License