SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Social representations of ageing shared by different age groups índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CAMARGO, Brigido Vizeu; BOUSFIELD, Andréa Barbará S  e  WACHELKE, João. Representações sociais e ciências aplicadas: o caso da prevenção do HIV. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 27-41. ISSN 1413-389X.

O estudo da divulgação do conhecimento científico da aids, a partir da perspectiva das representações sociais, assume um papel importante na socialização dos conhecimentos gerados pela ciência sobre a doença. As pesquisas experimentais e de levantamento de dados que serão relatadas neste artigo focalizaram na influência da mídia, da interação social e das diferentes formas de divulgação do conhecimento científico sobre o HIV/Aids na dimensão informativa das representações sociais, sintetizando uma linha de pesquisa do Laboratório da Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS). Os resultaram indicaram que proporcionar que o indivíduo receba a mensagem e possa se posicionar frente a ela é fundamental para a aquisição de conhecimento e atitudes favoráveis a práticas preventivas. Isto implica promover uma interação entre as representações científicas e as representações consensuais no quadro de ações de popularização científica da aids.

Palavras-chave : Representação social; Conhecimento; Aids; Divulgação científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )