SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Social representations of female-male beauty and aesthetic surgery: a cross-cultural analysisClimate change social representations: context and implication effects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SOARES, Célia  and  JESUINO, Jorge Correia. O que é preciso para ser chefe?: Representações sociais sobre o poder no contexto escolar. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 99-119. ISSN 1413-389X.

Este artigo foca o desenvolvimento de representações sobre os fenômenos da vida social em contexto escolar, em particular, as relações de poder. Do ponto de vista teórico e epistemológico, este objeto de estudo está enquadrado na abordagem da Psicologia Social Genética e foi operacionalizado a partir da Teoria das Representações Sociais. Foi realizado um estudo qualitativo, através de entrevistas, com 153 crianças do 1º e 4º anos de escolaridade, onde se examinaram as suas construções sociais sobre aquele objeto temático, bem como os processos que suportam o seu desenvolvimento. Os resultados mostram a importância da participação na vida escolar e das dinâmicas de gênero no desenvolvimento do conhecimento social das crianças. O pensamento sobre o poder e as representações das crianças reflectem um impacto das relações e representações sociais de gênero, a partir da sua dimensão ideológica, bem como a importância dos regimes simbólicos da instituição escolar. O quadro de análise deste trabalho permite salientar a relação que se estabelece entre os processos colectivos e individuais ao nível da gênese e desenvolvimento das representações sociais das crianças.

Keywords : Representações sociais; Relações de poder; Desenvolvimento; Gênero; Contexto escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )