SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Anticipatory representations in situations of social pressure, according to ethnic-racial self-defined group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CRUZ, Ana Carolina Dias; ARAGAO, Cristal Oliveira Moniz de; GONCALVES, Luana Pedrosa Vital  and  ARRUDA, Angela. Construindo uma história brasileira: o passado do Brasil para universitários brasileiros. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 149-161. ISSN 1413-389X.

Este trabalho tem como objetivo analisar as representações sociais da história do Brasil para estudantes universitários brasileiros, utilizando a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. Aplicou-se questionário em que se perguntou a 1.029 estudantes dos sete estados das cinco regiões geográficas brasileiras onde se localizavam e quais eventos históricos mais importantes do Brasil. Percebeu-se que as respostas se estruturavam como narrativas de momentos do país, em que se destacavam a chegada dos descobridores, a colonização, a criação de Brasília e permanências em que a história se confunde com a cultura e a natureza. Ainda se notaram os esquecimentos, espécie de feridas afetivas na memória, que podem ser entendidas como seleções e resistências mergulhadas em afetos, compõem estas representações sociais da história.

Keywords : Representações sociais; Universitários; Brasil; Narrativas; Afeto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )