SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Construindo uma história brasileira: o passado do Brasil para universitários brasileirosRepresentações sociais de saúde e cuidado: um estudo multicêntrico sobre vulnerabilidade masculina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SOUZA FILHO, Edson Alves de. Representações antecipatórias em situações de pressão social, segundo grupo étnico-racial autodefinido. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 163-177. ISSN 1413-389X.

Observamos representações antecipatórias como "guia-para-ação" e "transformação social" para enfrentar situações simuladas de pressão social. Participaram 185 estudantes de escolas públicas, autodefinidos como brancos, negros e morenos. Utilizamos um questionário simulando interações de pressão social recebida do pai, irmão, vizinho, amigo, professora, colega de escola, patrão e colega de trabalho; os participantes responderam o que esperariam que os outros fizessem para não pressioná-los e como eles agiriam. Os negros ressaltaram mais negociação entre iguais (do pai, colega de escola, professora, irmão, patrão e vizinho); os brancos, vantagem para o participante (colega de escola, professora, vizinho) e, brancos e morenos (colega de trabalho, irmão, patrão). Houve correspondências entre representações antecipatórias de negociação entre iguais e aceitação, bem como vantagem para o participante e recusa da pressão. Constatamos que as representações antecipatórias formam representações sobre objetos/assuntos quando interações estão ocorrendo. Isto implica em retomar o modelo sujeito-alter-objeto para estudar representações sociais.

Palavras-chave : Representações antecipatórias; Negociação; Grupos socioculturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )