SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Representações sociais de saúde e cuidado: um estudo multicêntrico sobre vulnerabilidade masculinaUma investigação da historicidade das representações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MACIEL, Silvana Carneiro; BARROS, Daniela Ribeiro; CAMINO, Leoncio F  e  MELO, Juliana Rízia Félix de. Representações sociais de familiares acerca da loucura e do hospital psiquiátrico. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 193-204. ISSN 1413-389X.

Este trabalho teve como objetivo analisar como os familiares de doentes mentais representam o louco, a doença mental e os hospitais psiquiátricos. A pesquisa foi realizada em uma instituição psiquiátrica particular e em uma instituição pública (CAPS), ambas situadas na cidade de João Pessoa (PB), participando 30 familiares de cada instituição. Utilizou-se o Teste de Associação Livre de palavras, com os seguintes estímulos: doente mental, louco e hospital psiquiátrico. Os resultados foram analisados através do programa Tri-deux-mots. Os dados mostraram que os termos "doente mental" e "louco" ainda são associados a representações negativas, sendo considerados como diferentes das demais doenças, predominando uma visão de medo e de rechaço. A doença mental encontra-se associada a uma dimensão negativa e estranha, que ameaça e desestabiliza. Em função disso, a exclusão do louco, concretizada pela sua internação em um hospital psiquiátrico, é o resultado de uma "percepção social" difusa, diluída pelas diversas instituições que associam a loucura ao lado negativo da razão.

Palavras-chave : Representação social; Louco; Doente mental; Hospital psiquiátrico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )