SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Uma investigação da historicidade das representações sociaisA contribuição da teoria das representações sociais para análise de um fórum de discussão virtual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ANDRADE, Daniela B. S. Freire  e  TEIBEL, Érica N. H. Representações sociais de futuros professores sobre o brincar: elementos para se pensar os reguladores sociais associados à infância. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 219-231. ISSN 1413-389X.

Este estudo tem como objetivo analisar a representação social sobre o brincar segundo um grupo de 197 acadêmicos do curso de Pedagogia da UFMT, campus Cuiabá. Para tanto, os referenciais teóricos utilizados foram a Teoria das representações sociais, de Serge Moscovici (1978) e a Teoria do núcleo central, de Jean-Claude Abric (1998) em diálogo com as contribuições de Winnicott (1975, 2005) sobre as questões associadas à ludicidade. A coleta de dados baseou-se na técnica de Associação de Palavras. O processamento foi realizado por dois softwares, o Ensemble de Programmes Permetettant l'Analyse des Evocations (EVOC), que possibilitou esclarecimentos acerca de como os conteúdos da representação social investigada estão estruturados, e o Cohesive Hierarchical Implicative Classification (CHIC), que por meio da análise implicativa clássica permitiu notar relações entre os termos evocados, possibilitando inferir possíveis caminhos discursivos. Os resultados indicam que a representação dos licenciandos sobre o brincar é demarcada de forma positiva e idealizada. No sistema periférico identificou-se também a presença de discurso organizado pela inserção de conteúdos acadêmicos, fato que pode caracterizar o fenômeno da polifasia cognitiva.

Palavras-chave : Brincar; Representações sociais; Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )