SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Social representations according to future teachers about playing: elements to give thoughts about the social regulations related to infanthoodSocial representation of risk in potentially dangerous activities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SILVA, Alcina Maria Testa Braz da; CONSTANTINO, Gustavo Daniel  and  PREMAOR, Vânia Ben. A contribuição da teoria das representações sociais para análise de um fórum de discussão virtual. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 233-242. ISSN 1413-389X.

Este trabalho tem por objetivo apresentar a análise, à luz da Teoria das Representações Sociais, de um fórum de discussão realizado com professores da rede pública e da particular de escolas brasileiras da Educação Básica, no âmbito de um curso de formação continuada a distância de um programa de cooperação internacional entre instituições de ensino superior da Europa e da América Latina ALFA-MIFORCAL (2005-2009). Foram analisadas as interações discursivas entre os professores participantes do fórum virtual de aprendizagem da disciplina "Psicologia da Adolescência", referentes ao módulo temático: "O adolescente e os espaços de aprendizagem virtuais". A análise foi baseada na construção de uma rede semântica, com o suporte do software ATLAS.ti, o que permitiu identificar a tecnologia como um objeto de Representação Social e as inferências sobre o perfil dos adolescentes, o papel dos professores e as relações de ensino e aprendizagem no contexto da contemporaneidade.

Keywords : Representações sociais; Fórum virtual; Formação continuada; Tecnologias; ATLAS.ti.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )