SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Representações sociais de futuros professores sobre o brincar: elementos para se pensar os reguladores sociais associados à infânciaA representação social do risco em atividades potencialmente perigosas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SILVA, Alcina Maria Testa Braz da; CONSTANTINO, Gustavo Daniel  e  PREMAOR, Vânia Ben. A contribuição da teoria das representações sociais para análise de um fórum de discussão virtual. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 233-242. ISSN 1413-389X.

Este trabalho tem por objetivo apresentar a análise, à luz da Teoria das Representações Sociais, de um fórum de discussão realizado com professores da rede pública e da particular de escolas brasileiras da Educação Básica, no âmbito de um curso de formação continuada a distância de um programa de cooperação internacional entre instituições de ensino superior da Europa e da América Latina ALFA-MIFORCAL (2005-2009). Foram analisadas as interações discursivas entre os professores participantes do fórum virtual de aprendizagem da disciplina "Psicologia da Adolescência", referentes ao módulo temático: "O adolescente e os espaços de aprendizagem virtuais". A análise foi baseada na construção de uma rede semântica, com o suporte do software ATLAS.ti, o que permitiu identificar a tecnologia como um objeto de Representação Social e as inferências sobre o perfil dos adolescentes, o papel dos professores e as relações de ensino e aprendizagem no contexto da contemporaneidade.

Palavras-chave : Representações sociais; Fórum virtual; Formação continuada; Tecnologias; ATLAS.ti.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )