SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Social representations of body: aesthetic and healthSocial representations, health beliefs and behaviors: a comparative study between men and women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria  and  ALVES, Catarina Durante Bergue. As funções sociais e as representaçõessociais em relação ao corpo: uma comparação geracional. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 269-281. ISSN 1413-389X.

Ocorpo humano, além de ser um organismo natural, constitui-se a partir derepresentações individuais e sociais, que podem ser modificadas.Essa dinâmica se manifesta na forma como os indivíduos usam,percebem e transformam o corpo. A teoria das representaçõessociais pode contribuir para a compreensão do corpo para além dadimensão individual e psicológica, esclarecendo o papel doconhecimento compartilhado nas concepções sobre o corpo. Esteartigo pretende estudar o papel das funções sociais do corpo nasrepresentações sociais do mesmo para dois grupos geracionais.Participaram 79 integrantes da comunidade universitária (UFSC),distribuídos equivalentemente entre homens e mulheres, jovens e adultos.Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário autoadministrado.Destacou-se neste estudo que as diferenças geracionais são maismarcantes do que as diferenças entre os sexos nasrepresentações sociais sobre o corpo e em suasfunções sociais; e a articulação destas duasdimensões sugere que há aspectos contra normativos na representaçãosocial sobre o corpo, especificamente os ligados às funçõessociais. Estes elementos não são referidos pelos participantes noconteúdo lexical da representação social, mas sãoindicados pelos seus comportamentos relatados. Aponta-se a necessidade de desenvolverestratégias metodológicas mais eficazes na identificaçãodas representações sociais, que possam considerá-la emtoda a sua complexidade.

Keywords : Representações sociais; Funções sociais; Corpo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )