SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Thesocial functions and representations of the body: a generational comparisonCharacterizing elements of the social representations of adults on aids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

BRITO, Annie Mehes Maldonado  and  CAMARGO, Brigido Vizeu. Representações sociais, crenças e comportamentos de saúde: um estudo comparativo entre homens e mulheres. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 283-303. ISSN 1413-389X.

O presente estudo pretendeu relacionar as representações sociais de saúde, as crenças relativas aos cuidados com a saúde, com a adoção de comportamentos saudáveis para homens e mulheres. Estudo descritivo e comparativo utilizou o método de levantamentos de dados, por meio de questionário. O instrumento foi respondido por 638 participantes. Para análise dos dados foram utilizados procedimentos da estatística descritiva e relacional, classificação hierárquica descendente, e a análise fatorial de correspondência. Constatou-se que a média de idade dos adolescentes foi de 16 anos (DP = 1,04), dos adultos foi de 43 anos (DP = 9,6) e dos idosos foi de 66 anos (DP = 5,7). Os comportamentos de cuidados de saúde prevalentes para o sexo feminino foram a adoção de comportamentos saudáveis. As crenças normativas familiares expressaram o autocuidado através da prevenção. As crenças dos pares para os homens destacaram o autocuidado em casos de agravos à saúde; já para as mulheres, o cuidado preventivo. O núcleo da representação social da saúde destes participantes traz a noção preventiva em relação aos cuidados, sendo que, prevalece para o sexo feminino o aspecto subjetivo, com o elemento bem-estar; e para o sexo masculino o aspecto curativo, com os elementos hospital e doença.

Keywords : Representação social; Crença; Comportamento de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )