SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Problemas de comportamento infantil: importância e limitações de estudos de caracterização em clínicas-escola BrasileirasEscala das atividades de hábitos de lazer em jovens: modelagem de equação estrutural em diferentes contextos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ROCHA, João Bosco de Assis; MARTIN, William Lee Berdel  e  GALVAO, Olavo de Faria. Relação entre valores e o comportamento de motoristas no trânsito. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 391-403. ISSN 1413-389X.

Para investigar o comportamento de motoristas, possivelmente correlacionado a valores e variáveis demográficas, foi aplicado a 505 motoristas de Belém e Curitiba o Questionário de Valores Pessoais (PVQ). Deste total de participantes, 372 eram homens e 133 mulheres, sendo que destes, 205 tiveram Carteira de Habilitação (CNH) suspensa. Os resultados do PVQ foram confrontados com os dados demográficos, cidade de origem, condição de habilitação do motorista e algumas informações históricas sobre a idade em que aprendeu a dirigir e com quem aprendeu. Foram encontradas algumas correlações entre os fatores: 1) Autodireção: Cidade e Escolaridade; 2) Poder: Cidade e Situação da CNH; 3) Universalismo: Cidade, Situação da CNH e Idade; 4) Hedonismo: Idade; 5) Segurança: Cidade, Idade e Situação da CNH; 6) Estimulação: Idade; 7) Conformidade: Situação da CNH, Idade e Cidade; 8) Benevolência: Cidade, Situação da CNH, Sexo e Idade; 9) Realização: Idade; 10) Tradição: Idade. Alguns resultados mostraram diferenças entre motoristas suspensos e não suspensos e também entre motoristas das cidades pesquisadas, como por exemplo, um maior percentual de suspensos aprendeu a dirigir com a família e os fatores Benevolência e Conformidade foram mais valorizados pelos motoristas de Belém.

Palavras-chave : Valores de motoristas; Comportamento de motoristas; Carteira de habilitação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License