SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2The relationship between values and drivers' behavior in trafficNotes on the introduction, reception and development of psychological measurement in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

FORMIGA, Nilton S; BONATO, Taís Nicoletti  and  SARRIERA, Jorge Castellá. Escala das atividades de hábitos de lazer em jovens: modelagem de equação estrutural em diferentes contextos brasileiros. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 405-415. ISSN 1413-389X.

O presente estudo pretende avaliar, considerando indicadores psicométricos mais robustos, a estrutura da escala das atividades dos hábitos de lazer. Para isso, efetuou-se uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e uma análise do Modelo de Equação Estrutural (SEM) a partir do AMOS GRAFICS (versão 7.0). Três amostras, em diferentes cidades do Brasil, compuseram o estudo; em todas, jovens masculinos e femininos, do nível fundamental e médio, entre 13 e 21 anos de idade responderam a escala das atividades de hábitos de lazer. A aplicação do instrumento foi coletiva, nas salas de aula, a partir da autorização da direção da escola e dos professores. Observou-se que a escala em questão apresentou os fatores (hábitos hedonistas, lúdicos e instrutivos) já encontrados em estudo anterior, revelando critério psicométrico capaz de garantir a consistência e estrutura interna da escala nas três amostras.

Keywords : Escala; Lazer; Jovens; Consistência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License