SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Relação entre valores e o comportamento de motoristas no trânsitoNotas sobre a introdução, recepção e desenvolvimento da medida psicológica no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

FORMIGA, Nilton S; BONATO, Taís Nicoletti  y  SARRIERA, Jorge Castellá. Escala das atividades de hábitos de lazer em jovens: modelagem de equação estrutural em diferentes contextos brasileiros. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 405-415. ISSN 1413-389X.

O presente estudo pretende avaliar, considerando indicadores psicométricos mais robustos, a estrutura da escala das atividades dos hábitos de lazer. Para isso, efetuou-se uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e uma análise do Modelo de Equação Estrutural (SEM) a partir do AMOS GRAFICS (versão 7.0). Três amostras, em diferentes cidades do Brasil, compuseram o estudo; em todas, jovens masculinos e femininos, do nível fundamental e médio, entre 13 e 21 anos de idade responderam a escala das atividades de hábitos de lazer. A aplicação do instrumento foi coletiva, nas salas de aula, a partir da autorização da direção da escola e dos professores. Observou-se que a escala em questão apresentou os fatores (hábitos hedonistas, lúdicos e instrutivos) já encontrados em estudo anterior, revelando critério psicométrico capaz de garantir a consistência e estrutura interna da escala nas três amostras.

Palabras clave : Escala; Lazer; Jovens; Consistência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License