SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Escala das atividades de hábitos de lazer em jovens: modelagem de equação estrutural em diferentes contextos brasileirosDe quem é essa música?: Influência social nas atitudes perante avaliações artísticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

VIEIRA, Rita de Cássia  e  CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Notas sobre a introdução, recepção e desenvolvimento da medida psicológica no Brasil. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 417-425. ISSN 1413-389X.

A introdução, recepção e desenvolvimento do trabalho de Alfred Binet (1857-1911) no Brasil são focalizados, buscando avaliar sua implicação no estabelecimento e consolidação da Psicologia no país. O trabalho de desenvolvimento dos testes psicológicos teve papel decisivo na evolução do conhecimento psicológico brasileiro e, embora no início estivesse baseado em pesquisas sistemáticas, mais tarde o movimento de profissionalização do psicólogo relegou a pesquisa para o segundo plano. Mais recentemente, assiste-se a uma revitalização dessa atividade, aliada a um movimento de reavaliação da validade dos testes. Em conclusão, espera-se que esses movimentos atuais contribuam para fortalecer e tornar mais confiáveis os instrumentos psicométricos em uso no Brasil.

Palavras-chave : Testes psicológicos; Inteligência; Psicometria; História da psicologia no Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License