SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Notas sobre a introdução, recepção e desenvolvimento da medida psicológica no BrasilEquivalência monetária em surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DESOUSA, Diogo Araújo; MELO NETO, Othon Cardoso de  e  MENEZES, Roberta Camara Rocha. De quem é essa música?: Influência social nas atitudes perante avaliações artísticas. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 427-441. ISSN 1413-389X.

Este estudo analisou a forma como as pessoas percebem e avaliam uma letra de música quando sua composição é atribuída a um cantor e compositor de renome nacional, regional ou desconhecido, assim como quando ela é atribuída a um homem ou uma mulher. Uma amostra de 168 indivíduos com nível superior completo (84 homens, 84 mulheres) relatou suas atitudes perante letras de músicas fictícias atribuídas a diferentes cantores, avaliando-a em escalas relativas ao quanto gostaram da letra, quão bem escrita a consideraram e quão interessados estariam em ouvi-la. Resultados apontam que, quando associada a cantores nacionais, a letra da música é mais bem avaliada que quando associada a cantores regionais e cantores desconhecidos, respectivamente. O sexo do cantor não influenciou nos julgamentos. Esses resultados são discutidos à luz de alguns modelos de atitude e influência social.

Palavras-chave : Influência social; Música; Atitude; Autoria; Avaliação artística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License