SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2De quem é essa música?: Influência social nas atitudes perante avaliações artísticasO ser humano e problemas sociais: questões de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MAGALHAES, Priscila Giselli Silva  e  ASSIS, Grauben José Alves. Equivalência monetária em surdos. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 443-458. ISSN 1413-389X.

O estudo pretendeu verificar o efeito de um procedimento de ensino de relações condicionais sobre a produção de equivalência monetária em crianças surdas com diferentes repertórios matemáticos. Participaram 10 crianças surdas distribuídas em dois grupos experimentais (com e sem repertório matemático). Houve ensino via MTS entre valores em LIBRAS e: preços (AB), figuras de moedas (AC) e figuras de notas (AD), seguidos dos testes de simetria e transitividade. Houve emergência de relações para a maioria dos participantes. O ensino via CRMTS envolveu relações entre figuras de notas e preços (DB'), seguido de testes de simetria, transitividade e de generalização (simulação de compra e venda). Nos testes em CRMTS, houve variabilidade no responder. Embora não tenha ocorrido generalização do desempenho, houve um aumento significativo nas porcentagens de acerto em relação ao desempenho inicial dos participantes.

Palavras-chave : Controle de estímulos; Equivalência monetária; Crianças surdas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License