SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Equivalência monetária em surdosRevisão de pesquisas sobre criatividade e resiliência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

CATAO, Maria de Fátima. O ser humano e problemas sociais: questões de intervenção. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 459-465. ISSN 1413-389X.

Este texto tem por objetivo refletir sobre a relação entre ser humano e problemas sociais e delinear procedimentos de intervenção psicossocial no âmbito desta relação a partir da captura e análise dos significados e sentidos do vivido e da imaginação do futuro. Trabalha-se com a construção do projeto de vida, como possibilidade de intervenção junto aos sujeitos e às instituições, pela via do processo analítico das condições de existência, de si mesmo e da ação no mundo. Trata-se de um estudo teórico com referência empírica, respaldado em pesquisas e intervenções sobre análise psicossocial e construção do projeto de vida, com finalidade de expansão humana, realizadas pela autora, com jovens e adultos em processo de exclusão e com instituições e comunidades de baixa renda. As contribuições deste texto apontam para a emergência das reflexões sobre a relação entre ser humano e problemas sociais e para análise psicossocial como intervenção no cotidiano, na medida em que pode lançar luz sobre as condições concretas de existência do viver humano e sobre as possibilidades de transformações.

Palabras clave : Ser humano; Problemas sociais; Intervenção; Análise psicossocial; Psicologia sócio-histórica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License