SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2O ser humano e problemas sociais: questões de intervençãoCaracterísticas clínicas e sociodemográficas da clientela atendida em uma clínica-escola de psicologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

OLIVEIRA, Maria Antonia de  y  NAKANO, Tatiana de Cássia. Revisão de pesquisas sobre criatividade e resiliência. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 467-479. ISSN 1413-389X.

Considerando a criatividade e a resiliência como importantes características pessoais, que, aliadas, poderiam ser utilizadas pelo indivíduo como recursos para a busca de respostas mais eficazes e soluções mais adaptadas na presença de um ambiente desfavorável, o presente trabalho teve por objetivo realizar um levantamento das pesquisas que enfocaram a relação entre os dois construtos em duas importantes bases de dados. Sete artigos foram encontrados, publicados entre 2005 e 2008, três desenvolvidos por pesquisadores nacionais e quatro por pesquisadores internacionais. As investigações focam principalmente estudantes, sendo que os instrumentos utilizados não se encontram validados para uso na população brasileira. Devido ao pequeno numero de estudos sobre a temática, muitas lacunas ainda se encontram presentes e merecem ser investigadas em novos estudos.

Palabras clave : Estado da arte; Criatividade; Resiliência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License