SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Review of researches on creativity and resilienceThe 'weakening of parental role' in contemporary family: its determination and consequences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

MARAVIESKI, Silvinha  and  SERRALTA, Fernanda Barcellos. Características clínicas e sociodemográficas da clientela atendida em uma clínica-escola de psicologia. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 481-490. ISSN 1413-389X.

O presente estudo tem como objetivo delinear o perfil clínico e sociodemográfico da clientela da clínica de um serviço-escola de Psicologia de uma universidade privada do sul do Brasil. Foram avaliados 604 prontuários de pacientes atendidos individualmente entre 2003 e 2007. Os resultados mostraram que: a) a maioria dos pacientes eram mulheres, mas entre as crianças predominam as do gênero masculino; b) as queixas principais foram de sintomas depressivos, mas também foram verificadas variações conforme faixa etária e gênero; c) a maior parte dos pacientes havia buscado espontaneamente o atendimento; d) os níveis de desistência de tratamento foram compatíveis com os de outros estudos neste contexto; e) não foram encontradas associações significativas entre abandono de tratamento e faixa etária, gênero e tempo de espera. O estudo revelou que o perfil clínico e sociodemográfico da clientela atendida neste serviço é compatível com o de outras clínicas-escola no Rio Grande do Sul e em outros estados do Brasil. Há indicativos da efetividade geral do serviço e do modelo de psicoterapia breve adotado. Inconsistências nos registros foram responsáveis pelas diversas limitações metodológicas do estudo. Os resultados da pesquisa orientaram a adoção de diversas medidas para melhorar a qualidade dos registros e subsidiar estudos futuros.

Keywords : Clínica-escola; Psicologia clínica; Psicoterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License